Greco Roman Wrestling

Treinos, Estudos e Cultura da Luta Greco-Romana: Marcos Timóteo


sábado, 10 de fevereiro de 2018

Ranking da Luta Greco Romana


O treino cotidiano dos atletas, o planejamento tático e técnico dos treinadores e o comprometimento e seriedade das federações faz com que o Ranking Mundial da Luta Greco-Romana seja dinâmico e equilibrado. A classificação anual, semestral, mensal e diária dos atletas é pautada no desempenho em todas categorias de peso e idade.  

Em Janeiro de 2018, saiu uma nova lista do Ranking Mundial Sênior dos lutadores da Luta Greco Romana. Esta lista é organizada pela UWW (United World Wrestling), que é a federação mundial de wrestling. Este ranking tem por finalidade organizar a pontuação dos últimos campeonatos regional entre todos os continentes. Dente várias análises que podemos comentar, observamos que o Quirguistão, país localizado no Centro da Ásia, ocupa boas colocações nas categorias de baixo peso, nota-se que este país se especializou nestas categorias e, conseguiu elevar os seus atletas. Vale notar neste ranking as 10 novas categorias de peso, dentre estas há apenas 6 categorias olímpicas . 

RANKING: Jan, 2018
55 kg: E. Ozturk (Turquia);
60 kg: K. Zholchubekov (Quirguistão);
63 kg: K. Sulaymanov (Quiguistão);
67 kg: A. Kebispayev (Cazaquistão);
72 kg: D. Zadrayev (Cazaquistão);
77 kg: M. Gerai (Irã);
82 kg: E. Kus (Turquia);
87 kg: S. Azizi (Irã);
97 kg: O. Nuriyev (Azerbaijão);
130 kg: B. Arpatepeh (Irã).

Como forma de análise, vamos entender a classificação nos últimos Jogos Olímpicos do Rio 2016 e no último campeonato Mundial de Luta Greco-Romana em Paris, 2017. Por exemplo, vamos observar as finais dos Jogos Olímpicos de 2016 em duas categorias. A final do 75 kg  foi entre Vlasov (RUS) x Madsen (DEN) e a final do 85 kg foi entre Chakvetadze (RUS) x Beleniuk (UKR). No último campeonato mundial realizado em Paris, 2017, a final do 75 kg foi entre Nemes (SRB) x Chekhirkin (RUS) e a final do 85 kg foi entre Basar (TUR) x Kudla (GER). Observa-se que nenhum deste finalistas e campeões estão no atual ranking, isto demonstra o equilíbrio e os diversos planos de trabalhos dos países e de cada equipe. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se utilizar estas informações em algum trabalho, por favor, faça a citação do blog.
Obrigado.