Greco Roman Wrestling

Treinos, Estudos e Cultura da Luta Greco-Romana: Marcos Timóteo


quarta-feira, 4 de julho de 2018

A Evolução da Luta Greco-Romana (Wrestling)



Na primeira quinzena de agosto de 2015 tivemos a oportunidade de trabalhar no Campeonato Mundial Junior de Wrestling em Salvador na Bahia. O Brasil foi a sede de um grande evento promovido pela UWW (United World Wrestling). A CBW (Confederação Brasileira de Wrestling) escalou alguns lutadores, treinadores e árbitros brasileiros para trabalhar neste grande evento da Luta. Foi um ótimo aprendizado para todos nós, pudemos ver de perto toda a preparação e organização de um evento de grande porte. Às vésperas dos Jogos Olímpicos do Rio 2016, aquele evento também serviu como um teste para as Olimpíadas. Em se tratando da Luta Greco-Romana e a atuação dos atletas deste estilo, podemos dizer, que os frutos daquela geração júnior podem ser vistos em vários torneios e campeonatos espalhados pelo Mundo. Boa parte daqueles atletas estavam na faixa dos 18 anos de idade, hoje em 2018, muitos destes lutadores participam de eventos nas categorias Sênior e Sub 23. Um destes atletas é o turco Burhan AKBUDAK, que em 2015, em Salvador, lutou na categoria 66 quilos no estilo Greco-Romano. Neste Campeonato o turco ficou com a medalha de Prata, o Ouro ficou com o excelente atleta da Geórgia, Gela BOLKVADZE, numa luta memorável com o placar de 4x3.



Burhan AKBUDAK, em 2018, no Europeu Sub-23, foi bronze na categoria 82 quilos, o campeão foi o russo Vaag MARGARIAN. O mais interessante destas análises é entender a evolução técnica, tática e física dos atletas. O jovem lutador turco saltou da categoria 66kg para a 82kg no prazo de três anos. Com certeza esta evolução é muito bem planejada pela sua equipe técnica. O grequista da Turquia, em muitas de suas lutas, aplica golpes com muita precisão. Algo importante a ser salientado é a questão da reposição de atletas em diversas categorias e a evolução técnica do estilo Greco-Romano. Podemos entender que a Turquia, Rússia, Irã, Azerbaijão, Geórgia, Armênia, Sérvia, Croácia, Estônia, Hungria, Cazaquistão e Uzbequistão estão com times de Greco-Romana muito equilibrados. Nota-se que estes países possuem uma safra de atletas, desde as categorias de base até a fase adulta, que perseguem boas colocações em campeonatos regionais e mundial. A imagem acima ilustra muito bem a importância da Luta Greco-Romana na Turquia e nos demais países citados. A manchete abaixo, no idioma turco diz o seguinte:

U23 Dünya Güreş Şampiyonası’nda grekoromen stil 80 kiloda dünya şampiyonu olan Burhan Akbudak, memleketi Kahramanmaraş´ın Göksun İlçesi’nde coşkuyla karşılandı.

Tradução: Burhan Akbudak, o Campeão Mundial no Campeonato de Wrestling da U23 no estilo Greco-Romano de 80 quilos foi recebido com entusiasmo no distrito Göksun, sua cidade natal em Kahramanmaras. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se utilizar estas informações em algum trabalho, por favor, faça a citação do blog.
Obrigado.