Greco Roman Wrestling

Treinos, Estudos e Cultura da Luta Greco-Romana: Marcos Timóteo


terça-feira, 3 de julho de 2018

ATENAS: Berço da Luta

Caminhando pelas ruas de Atenas, na Grécia, podemos entender um pouco do que foi este cenário à cerca de 750 anos antes de Cristo. Em muitas histórias da Mitologia Grega e também nos relatos dos primeiros Jogos Olímpicos da Era Antiga, Atenas sempre foi o palco das Lutas.


Subindo ao Parthenon podemos observar as obras arquitetônicas construídas no Século V a.C., estes monumentos foram consolidados no período do Governo de Péricles, com a forte tradição da Democracia grega foram introduzidos muito do que temos hoje da cultura Ocidental. O Parthenon é dedicado a Atena (deusa da Sabedoria e da Luta). Todo o conjunto arquitetônico se encontra na Acrópole, ou seja, no local onde se estabeleceu a cidade alta, no alto da Colina a 160m do nível do Mar Egeu.


Atenas, uma cidade habitada há mais de 3.400 anos, é a capital da Grécia, tem 412km², possui cerca de  4 milhões de habitantes e fica na região da Ática. A maioria dos clubes onde se pratica a Luta Greco-Romana se encontra na capital do país. No cenário atual da Luta Greco-Romana a Grécia tem poucos atletas que conseguem subir ao Podium ou se sagrarem campeões em alguma categoria. Neste mês de julho houveram os Jogos do Mediterrâneo, o atleta Dimitrios Tserkeridis obteve a Medalha de Bronze na categoria 87kg e, no mês de maio, no Torneio de Sassari (Itália) o atleta do 130kg, Leon Nikolaos, conquistou a medalha de Bronze. Atualmente vários países tem um maior poder de concentrar atletas de bom nível, tanto para a Grécia, como para o Brasil, o trabalho é árduo para a obtenção de bons resultados. O mais importante é sabermos que a Grécia e a Cidade de Atenas possuem papel fundamental na História da Luta.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se utilizar estas informações em algum trabalho, por favor, faça a citação do blog.
Obrigado.